Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
Enquanto o forró embalava milhares de pessoas no Coruripe Arretado 2025, evento realizado pela prefeitura de Coruripe, e que aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, um trabalho silencioso, porém essencial, acontecia entre o vai e vem da multidão: a atuação dos catadores e catadoras da ASCAMARE (Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José) foi mais uma vez destaque na área de sustentabilidade do evento.
Com apoio da Prefeitura de Coruripe, a associação arrecadou cerca de 700 quilos de materiais recicláveis durante os dois dias de festa, incluindo latinhas de alumínio, garrafas PET, papelão e plásticos diversos. O material recolhido será vendido, garantindo renda direta para 16 famílias que atuam na coleta.
Estrutura inédita garante dignidade e respeito
Uma das grandes novidades desta edição foi a criação de um espaço exclusivo para os catadores: um camarim com alimentação, hidratação e estrutura de apoio logístico, montado próximo à área de triagem. A iniciativa foi pensada para garantir dignidade, segurança e bem-estar aos trabalhadores da reciclagem, que atuaram durante toda a madrugada.
“Foi muito importante a estrutura montada para nos dar o suporte neste evento, tornou o nosso trabalho mais fácil, pois tínhamos um local adequado para deixar nossas coisas, descansar e se alimentar. A coleta durante os 2 dias de evento foi bastante positiva, a Ascamare agradece a parceria da prefeitura”, destacou Carlos Guilherme, vice-presidente da ASCAMARE.
Fonte: AMA