Durante sessão realizada nesta quarta-feira (3) na Câmara de Maceió, a vereadora Teca Nelma (PT) denunciou a ausência de vagas em creches municipais para cerca de 80 crianças que vivem no Conjunto Cidade Sorriso I, localizado na região do Benedito Bentes. Segundo a parlamentar, as mães — em sua maioria marisqueiras — estão sendo obrigadas a levar os filhos para o trabalho, já que não conseguem matriculá-los na rede pública de ensino infantil.
Algumas crianças foram alocadas provisoriamente na CMEI Ivaneide Maria, mas o espaço não possui estrutura adequada para absorver a demanda. “Essas crianças estão privadas de estudar. Isso é um direito constitucional à educação, ao desenvolvimento e à socialização”, afirmou Teca, ao cobrar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma força-tarefa urgente para garantir o acesso à creche.
A assessoria da vereadora informou que a Semed estipulou um prazo de dois anos para a construção de uma nova unidade no Cidade Sorriso I. Enquanto isso, o órgão tenta realocar os alunos em outras unidades da capital, medida que tem se mostrado insuficiente diante da alta demanda.
A situação expõe mais um capítulo dos desafios enfrentados pela gestão do prefeito JHC na área da educação infantil. Embora o programa “Gigantinhos” prometa abrir 10 mil novas vagas em creches até o fim de 2025, mães da região afirmam que continuam sem alternativas viáveis para garantir o cuidado e a formação dos filhos.




 
