Nos dias 7 e 8 de julho, a Conasa Águas do Sertão, em parceria com o governo estadual e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), dá início à quarta fase de sua megaoperação no Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. Esta nova etapa do programa “Mais Água” reforça o compromisso contínuo com a modernização e eficiência da infraestrutura hídrica regional.
Durante 24 horas consecutivas, das 7h do dia 7 até as 7h do dia 8 de julho, haverá uma interrupção temporária no abastecimento de água para permitir melhorias estratégicas na infraestrutura que transporta água da captação em Pão de Açúcar até o reservatório pulmão em Olho d’Água das Flores.
Com a parada programada, 14 municípios atendidos pela concessionária por meio deste sistema terão o abastecimento temporariamente interrompido: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Pão de Açúcar. Após a conclusão dos trabalhos, no dia 8, a água será liberada para a rede e, gradativamente, atingirá a pressão necessária para chegar novamente às diversas localidades nas 48 horas seguintes.
Mais Investimentos
Esta quarta fase conta com uma mobilização robusta, envolvendo 12 frentes simultâneas de trabalho e mais de 65 colaboradores entre execução direta e suporte. O investimento adicional é de R$ 590 mil, com expectativa de recuperação de mais de 85 mil metros cúbicos de água por mês – volume suficiente para abastecer aproximadamente 19 mil habitantes mensalmente.
Paralelamente, a Casal realiza manutenções preventivas essenciais nas bombas da captação de Pão de Açúcar e manutenções eletromecânicas nas Elevatórias 01 e 02, otimizando todo o sistema de bombeamento.
“Estamos trabalhando em sincronia com a Casal, aproveitando uma parada programada anunciada pela companhia para maximizar os benefícios desta intervenção”, destaca o diretor da Conasa Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto. “Apesar dos transtornos temporários, a população logo contará com benefícios de longo prazo, com mais água disponível e maior confiabilidade no fornecimento”, completa.
Sobre o Programa “Mais Água”
Iniciado em maio de 2024, em parceria com o Governo de Alagoas, o programa “Mais Água” destina R$ 71 milhões para combater desperdícios e modernizar a infraestrutura hídrica da Bacia Leiteira. O programa demonstra resultados consistentes na redução de perdas e melhoria da eficiência operacional, contribuindo para um abastecimento mais seguro e sustentável para mais de 210 mil habitantes da região.
Essas iniciativas são essenciais para assegurar um abastecimento eficiente e contínuo para a população alagoana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado.
Sobre o Grupo CONASA
A CONASA Infraestrutura é uma holding com experiência na oferta de serviços de saneamento básico e ambiental, iluminação pública e rodovias. A Companhia atua em oito Estados – em parcerias e concessões público privadas, desenvolvendo projetos de infraestrutura voltados a ampliar a qualidade de vida, segurança e bem-estar dos clientes e da população em geral nos diversos segmentos em que atua, impulsionando novas plataformas de investimentos em serviços essenciais para o desenvolvimento do país.
Saiba mais sobre a Conasa Águas do Sertão em www.aguasdosertao.com
Fonte: AMA