A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMunicípiosConhecimento e acolhimento: alunos da rede municipal participam da 1º Copa Intermunicipal...

Conhecimento e acolhimento: alunos da rede municipal participam da 1º Copa Intermunicipal de Matemática – AMA


Texto: Lucas Leite

Copa de Matemática – Wendel Matos

O conhecimento abre portas, constrói pontes e rompe fronteiras. E quando todo o empenho é recebido com atenção, cuidado e acolhimento, o resultado não pode ser diferente: o sucesso. Foi com esse sentimento de incentivo e integração, que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveu a 1ª Copa Intermunicipal de Matemática. 

Ao todo, os 16 municípios alagoanos melhores colocados nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram convidados para participar da Copa. Deles, 13 comparecem na 13º edição da Feira dos Municípios Alagoanos. 

Para o estudante Antônio Alves de Lima, da Escola Municipal Hélio Borges em Satuba, chegou nervoso para participar da competição, mas afirma que a organização do evento fez toda a diferença.

“A organização foi muito boa, o ambiente ficou muito confortável, o que ficou eliminou metade do nervosismo. Foi muito bem organizado, com etapas divididas, com intervalo, teve lanche. Foi tudo ótimo”, afirmou o estudante.

A professora da equipe de Satuba, Valdineide Cabral, falou sobre a satisfação de participar da competição. 

O coordenador da Copa, Davi Lima, explicou que a ideia surgiu após a interação da AMA com a Ufal. 

“Contamos muito com a sensibilidade do presidente Marcelo Beltrão, que prontamente se disponibilizou para firmarmos essa parceria. Ficamos surpresos positivamente com a recepção que os alunos e professores tiveram da competição. É a primeira vez que realizamos esse formato, onde um município enfrenta outro, sem nenhum tipo de arma. Somente com as cabeças.”

 

Semifinais e finais

Alunos da rede municipal participando da Copa de Matemática – Wendel Matos

No próximo domingo (25), serão realizadas as semifinais, onde a cidade de Marechal Deodoro enfrenta Limoeiro de Anadia, enquanto Jequiá da Praia compete com Satuba. 

As equipes contam com 4 alunos, divididos entre nível 1 e 2. É necessário a presença de pelo menos uma estudante feminina. 

Os melhores colocados se encontram na final, que também acontece no domingo.

“Como professora é um orgulho imenso, ver os queridos alunos chegando tão longe. Agora vamos nos preparar para final”, comentou Valdenice.



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS