23.7 C
Maceió
spot_img
HomeMunicípiosEm Pão de Açúcar, programa “Rural Legal” inicia cadastros que beneficiarão mais...

Em Pão de Açúcar, programa “Rural Legal” inicia cadastros que beneficiarão mais de 300 famílias com títulos de terra – AMA


Em Pão de Açúcar, programa “Rural Legal” inicia cadastros que beneficiarão mais de 300 famílias com títulos de terra

Os cadastros começam na próxima terça-feira, 8 de julho, e seguem até agosto com atendimentos em mais de 30 comunidades rurais

Addison Couto – Ascom Prefeitura de Pão de Açúcar

Em uma ação histórica para os trabalhadores do campo, o programa Rural Legal inicia a segunda etapa no município de Pão de Açúcar, com a missão de transformar a vida de mais de 300 famílias de agricultores por meio da entrega de títulos de posse de propriedades rurais de até 50 hectares. A abertura dos trabalhos ocorre na próxima terça, 8 de julho de 2025, marcando o início das atividades de regularização fundiária na região.

Esta é a segunda etapa do programa no município. Na fase anterior – primeira etapa -, 90 títulos foram entregues, garantindo segurança jurídica e cidadania para dezenas de famílias que há décadas aguardavam esse direito.

Instituído em 2023, o Rural Legal é o maior programa de regularização fundiária da história de Alagoas. A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL), com execução coordenada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Com os títulos registrados gratuitamente, os trabalhadores rurais conquistam o direito formal às terras que já ocupam, assegurando segurança jurídica, acesso a linhas de créditoprogramas de fomento à produção e benefícios previdenciários, como a aposentadoria rural.

“Estamos diante de um marco histórico. Com o programa Rural Legal, nossas famílias terão segurança jurídica sobre suas terras, o que representa dignidade, oportunidade e futuro. Essa ação transforma a realidade do campo e valoriza o trabalho do homem e da mulher rurais”, afirmou o prefeito Jorge Dantas.

Para o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wellington Guimarães, esses títulos significam cidadania e acesso efetivo a políticas públicas.

“É a certeza de que os agricultores terão como investir, produzir e garantir o sustento de suas famílias com mais tranquilidade e apoio”, destacou o secretário.

Além de garantir o direito à terra, o Rural Legal tem reflexos diretos no desenvolvimento local, ao fortalecer a agricultura familiar e movimentar a economia rural com acesso a crédito, investimentos e programas de apoio.

Calendário de Atendimento – Comunidades Beneficiadas

Para atender de forma organizada e eficiente, a Prefeitura e o Iteral elaboraram um cronograma de atendimento dividido por polos e comunidades:

Dias 08 e 09/07 – Polo Povoado Meirus: Coité, Assentamento Mari, Rua Nova, Caititu, Santa Cruz

Dias 10 e 11/07 – Polo Povoado Impoeiras: Lagoa de Pedra, Quibanzê, Umburana D’Água

Dia 15/07 – Polo Povoado Machado: Poço da Volta, Poço Grande, Paquiderme, Pajeú

Dia 16/07 – Polo Povoado Santiago: Limoeiro, Jacarezinho, Espinhos

Dias 17 e 18/07 – Polo Assentamento Pacu: João Leite, Lapa, Pilões, Lagoa do Silva, Japão

Dias 22 e 23/07 – Polo Sítio Emendadas: Cuidado, Catú, Furnas, Bela Aurora

Dia 24/07 – Polo Sítio Conceição: Alemar

Dias 29 e 30/07 – Polo Sítio União: Morro do Chapéu, Soares, Bom Nome, Poço do Bom Nome

Dias 31/07 e 01/08 – Polo Sítio Garrincha: Boa Esperança, Bom Jardim, Sítio Campo Novo, Horizonte, São Francisco, Umbuzeiro do Nobre

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Documentos pessoais do requerente: 

RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de estado civil (conforme o caso), Comprovante de residência atualizado (em nome do titular, cônjuge, filhos ou pais), Número de telefone para contato.

Documentos do imóvel: (se disponíveis):

Escritura pública ou recibo de compra e venda, CCIR e ITR, CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Rural Legal reafirma o compromisso do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Pão de Açúcar com a justiça social, a valorização da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do campo. Com ele, a terra que já pertence ao agricultor por direito passa a ser reconhecida por lei, promovendo um novo capítulo de dignidade, oportunidade e esperança para o povo rural.



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM
- Publicidade -spot_img

MAIS LIDAS