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Fórum reforça cooperação entre as Instâncias e aposta na inovação para consolidar o turismo no interior – AMA


Evento, que aconteceu em Arapiraca e contou com a correalização do Sebrae, reuniu setor público e privado para debater estratégias para fortalecer destinos fora da capital

Alagoas tem muito mais do que as praias de Maceió para encantar os turistas. O 1º Fórum Regional das Instâncias de Turismo, realizado em Arapiraca nos dias 3 e 4 de julho, se tornou ponto de partida para a consolidação de novos destinos que exaltam as belezas naturais, a história, a cultura, a religiosidade e outros atrativos do interior do estado.

O evento, organizado pela Instância do Agreste com correalização do Sebrae, reuniu representantes do setor produtivo, especialistas, empresários e gestores públicos dos municípios que integram as sete Instâncias de Governança Regionais (IGRs), seis delas formalizadas. A programação reforçou o papel delas em aproximar os setores público e privado, promover o desenvolvimento sustentável e criar oportunidades de negócios.

“Esse encontro demonstra que o turismo no interior evoluiu, que existem produtos turísticos consolidados para levar o visitante que chega a Maceió a esses atrativos no interior. Também serve de alerta aos empresários e às cidades que ainda não tiveram a visão de explorar esse potencial, para que possam abrir os olhos diante dessa oportunidade de desenvolvimento”, declarou Henrique Soares, gerente do Sebrae Alagoas, que desempenha papel estratégico no desenvolvimento do turismo no interior do estado.

“A gente não está envolvido diretamente na coordenação das instâncias, mas fornecemos todo o apoio e suporte necessários às empresas que fazem parte dela, ajudando a consolidar esses destinos. Interiorizar o turismo é consolidar a distribuição econômica”, completou.

Para Evânia Albuquerque, presidente da Instância do Agreste e anfitriã do fórum, o turismo pode ser o motor do desenvolvimento econômico e transformação social dos municípios do interior. Neste contexto, o encontro tem papel fundamental para a valorização e exploração desses destinos. “Esse evento é fruto de um ano de planejamento, viabilizado com apoio das entidades, dos parceiros e dos associados. Conseguimos o nosso objetivo, que foi promover um fórum diferenciado, que não falasse das belezas naturais que todo mundo já sabe que Alagoas tem, mas que debatesse soluções para os nossos gargalos e melhorias para o que já conseguimos consolidar”, afirmou.

Iniciativas inovadoras possibilitam a criação de novas rotas turísticas

Desde o aproveitamento das potencialidades regionais a investimentos públicos e privados para a criação de novos atrativos, a inovação é a palavra-chave para o desenvolvimento de rotas turísticas fora da capital. Um exemplo é a Rota da Cachaça, desenvolvida a partir de destilarias localizadas nos municípios do Agreste, bem como o santuário de Nossa Senhora Sant’Ana, que será construído no Sertão, e o Centro de Convenções de Arapiraca, que está em fase final de obras.

O consultor do Sebrae, Francisco Bahia, apresentou vários casos de sucesso de inovação desenvolvidos pelos municípios com foco no crescimento turístico, além de reforçar a iniciativa de pequenos negócios para tornar os destinos mais competitivos. Ele destacou o mapeamento de estradas vicinais em Piranhas e um aplicativo desenvolvido em Santana do Ipanema que ajuda o visitante a conhecer as opções gastronômicas disponíveis na cidade.

“Mas inovação não é só tecnologia. É também transformar um atrativo simples em uma experiência marcante para o visitante. É pensar diferente e agregar valor ao que já temos no interior, seja uma trilha no meio da caatinga, no Assentamento Lameirão; conhecer o voo livre em Tanque d’Arca, ou ainda fazer uma refeição típica com buchada ou galinha de capoeira. Alagoas tem muito potencial que ainda não foi explorado”, declarou.

O especialista defendeu ainda que a valorização dos atrativos turísticos deve começar pelos próprios moradores do estado. “É fundamental que os alagoanos conheçam e valorizem as potencialidades que temos. Por meio do ecossistema de inovação, conseguimos identificar o que pode ser divulgado e o que pode ser melhorado. Precisamos pensar em Alagoas para os alagoanos também”, ressaltou.

Gastronomia, artesanato e negócios como atrativos turísticos

O fórum contou com a contribuição de lideranças políticas e empresariais. O secretário de Turismo de Arapiraca, Hibernon Cavalcante, destacou o protagonismo crescente da cidade no turismo corporativo e gastronômico, desenvolvido por meio de festivais. Já a superintendente da Secretaria de Turismo de Alagoas, Sandra Vilanova, ressaltou que o estado é referência no apoio às instâncias de governança e à interiorização dos roteiros.

“Desde 2012, o governo trabalha a regionalização como forma de avançar, cada vez mais, com o turismo no nosso estado. Além do belíssimo mar e do sol o ano inteiro, temos muitos outros potenciais, como a gastronomia e o turismo de experiência de base comunitária. A nossa gestão valoriza tanto a descentralização do turismo que fomos o primeiro estado do Brasil a repassar recursos a todas as instâncias de governança. Por conta disso, somos referência no Ministério do Turismo”, disse.

Outro ponto alto foi a fala do vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, que é também prefeito de Pão de Açúcar. Ele defendeu o turismo como ferramenta para o desenvolvimento regional.

“A minha cidade é pobre, a população vive basicamente do Bolsa Família, como em muitos outros municípios alagoanos. Falta emprego, falta renda, mas não falta vontade de trabalhar. E só o turismo é capaz de mudar essa realidade. Com o apoio da Sudene e do Sebrae, transformamos a Ilha do Ferro. No início, só se fazia bordado. Depois, com o senhor Fernando, vieram os tamancos de madeira e, mais tarde, os bancos de três pernas, que chegaram até São Paulo. Conhecidos que estiveram em Milão, na maior feira de design do mundo, disseram que só se falava na Ilha do Ferro. Hoje, ela é maior que Pão de Açúcar”, relatou.



Fonte: AMA

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