Indícios fortes de vida em Exoplaneta animam cientistas

Um estudo publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters aponta para sinais promissores da possível existência de vida no exoplaneta K2-18b, localizado na constelação de Leão, a aproximadamente 120 anos-luz da Terra.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com base em dados obtidos pelo Telescópio Espacial James Webb. Segundo a BBC, o K2-18b é mais de duas vezes maior que a Terra, e os cientistas identificaram a presença de moléculas que, em nosso planeta, são associadas exclusivamente à atividade biológica.
“Estes são os sinais mais fortes já detectados de um planeta potencialmente habitável fora do nosso Sistema Solar”, afirmou o astrofísico Nikku Madhusudhan, que liderou o estudo.
Apesar da descoberta animadora, os pesquisadores alertam que ainda é cedo para afirmar com certeza que há vida no exoplaneta. “Existe um grande ‘se’ sobre se esses dados realmente indicam vida. E ninguém quer fazer essa afirmação de forma precipitada”, destacou Madhusudhan.
Leia Também: Novas provas negam que água tenha chegado à Terra através de asteroides