A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeBrasilInep libera declaração de conclusão do ensino médio pelo Enem nesta sexta...

Inep libera declaração de conclusão do ensino médio pelo Enem nesta sexta (30)


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Inep, instituto vinculado ao MEC (Ministério da Educação), liberou nesta sexta-feira (30) a emissão da declaração de conclusão do ensino médio para os estudantes que participaram do Enem 2025.

Com o documento, os candidatos poderão realizar a pré-matrícula nas universidades em que foram aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 e em programas federais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Segundo o Inep, para acessar a declaração o participante deve entrar na Página do Participante, disponível no site do Enem.

Entre os requisitos mínimos para a obtenção da declaração, o estudante deve ter pontuação mínima igual ou superior a 450 pontos em cada área do conhecimento -matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas-, 500 pontos na redação e ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.

A declaração e a certificação só serão disponibilizados aos candidatos que tenham alcançado os critérios exigidos e que cumpram os pré-requisitos das instituições de ensino onde foram aprovados.

De acordo com o Inep, a emissão do certificado será feita na plataforma “Certificado Digital” a partir do 2 de março. Até lá, os estudantes poderão utilizar a declaração de conclusão do ensino médio.

A possibilidade de utilizar o resultado do exame como forma de certificação foi retomada no Enem 2025, após ter sido suspensa em 2017.

A liberação da declaração acontece após queixas dos estudantes, que relataram falta de informações e dificuldades no processo de emissão da declaração nas redes sociais.

Inicialmente, a emissão do certificado deveria ser feita em unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou em instituições estaduais conveniadas, mediante apresentação da documentação exigida.

Estudo mostra que dose menor é eficaz por oito anos, ou seja, até 2026; Secretaria da Saúde de São Paulo recomenda que população procure UBS para atualizar carteira

Folhapress | 20:45 – 29/01/2026



Fonte: Notícias ao Minuto

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS