(UOL/FOLHAPRESS) – A demissão foi consumada agora, mas o UOL apurou que John Textor já acumulava insatisfações com o trabalho de Renato Paiva no Botafogo desde o empate por 0 a 0 com o Flamengo, dia 18 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.
Naquela ocasião, Textor não concordou com a escalação do técnico português, que optou por uma formação com três volantes, com Gregore, Marlon Freitas e Allan, este último substituindo Savarino.
O empresário, após o jogo, manifestou pessoalmente ao treinador que não havia gostado de sua escolha e que gostaria que o Alvinegro atuasse de forma propositiva, no que batizou de “Botafogo Way”.
CUIABANO NO ATAQUE FOI OUTRO INCÔMODO
Outra situação que incomodou Textor foi a escolha de Renato Paiva em escalar Cuaibano como atacante. O americano entendia que o técnico deveria utilizar o jogador em sua posição de origem, a lateral esquerda.
Cuiabano, porém, fez boas partidas na função improvisada, o que fez o dono da SAF, a contragosto, “aceitar” a opção do comandante português.
REPETIÇÃO COM FORMAÇÃO DEFENSIVA FOI ESTOPIM
O estopim, para Textor, foi a repetição de uma formação mais defensiva no Mundial de Clubes. Contra o PSG a estratégia deu certo e o Botafogo conseguiu uma vitória épica (1 a 0) sobre o campeão da Champions League.
A tática foi repetida diante do Atlético de Madrid, mas a derrota veio no fim. Porém, o Alvinegro conseguiu a classificação em um grupo considerado “da morte”.
Contra o Palmeiras, porém, Textor achava que o Botafogo deveria propor o jogo, ser ofensivo, mas acabou sendo dominado pelo rival paulista e foi eliminado por 1 a 0 na prorrogação.
REUNIÃO COM TEXTOR ATRASOU E DEIXOU JOGADORES COM FOME E IRRITADOS
Como o jogo contra o Palmeiras foi às 12h nos Estados Unidos (13h em Brasília), o almoço da delegação botafoguense foi planejado somente após a partida. Antes do duelo, os nutricionistas do clube prepararam um café da manhã reforçado.
Com a eliminação, Textor deu o recado de que queria todos os atletas, comissão técnica e funcionários no salão de reuniões do hotel onde estavam concentrados na Filadélfia.
A chegada do americano atrasou em cerca de 20 minutos do horário combinado, o que irritou os jogadores, que estavam com fome.
No encontro, Textor parabenizou o elenco pela campanha, mas deixou clara sua insatisfação com a postura da equipe na derrota para o Palmeiras, em um clarom sinal de que as coisas não estavam boas para Paiva.
TEXTOR MANDOU DIRETORES VOLTAREM DE PASSEIO PARA DEMITIR PAIVA
No domingo, com todos de folga, o Botafogo alugou um ônibus para um passeio a Nova York, cidade que fica a cerca de 1h30 da Filadélfia.
Muitos jogadores, funcionários e dirigentes embarcaram na excursão e o clima era de mais relaxamento após dias intensos de treinos, jogos e a tensão que envolviam o campeonato.
Foi quando Textor tomou a decisão de demitir Renato Paiva. Ele, então, ordenou que diretores do departamento de futebol retornassem imediatamente para a Filadélfia para comunicarem ao treinador português que ele estava desligado do cargo.
A demissão deixou Paiva e muitos jogadores chocados. O comunicado oficial ao público ocorreu por volta das 0h30 de segunda (30). O Botafogo retorna ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (1º).
Leia Também: Sem técnico e artilheiro, Botafogo terá 15 dias para arrumar a casa
Fonte: Notícias ao Minuto