Vídeos gravados por câmeras de segurança na rua onde mora o rapper Oruam, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, revelam o momento em que o artista e um grupo de cerca de 17 pessoas atacam uma viatura da Polícia Civil e intimidam o delegado e um policial que realizavam uma abordagem. As cenas ocorreram no dia 21 de julho, quando agentes tentavam cumprir um mandado de busca e apreensão contra um menor de idade ligado ao cantor.
No registro, é possível ver o momento em que o delegado entra no carro e a viatura começa a avançar lentamente. Nesse instante, Oruam surge em frente ao vidro do motorista e passa a bater repetidamente na porta do veículo com os punhos, enquanto seus comparsas cercam a viatura. Durante a ação, o delegado tenta sair do carro, mas é abordado e coagido por Oruam e pelo grupo, que os obrigam a recuar. Um policial permanece do lado de fora, também alvo da intimidação.
Após a partida da viatura, Oruam aparece correndo junto com amigos na mesma direção do veículo, retornando em seguida em grupo para sua residência. A ação interrompeu a saída da polícia do local e demonstrou o poder de mobilização e intimidação do artista sobre os agentes.
O rapper se entregou voluntariamente à polícia na tarde de 22 de julho, após ser denunciado e indiciado por crimes que incluem tráfico de drogas, associação ao tráfico, ameaça, desacato, resistência e lesão corporal. Ele tem também a prisão preventiva decretada e foi classificado como de “alta periculosidade” pelas autoridades. A ação ocorreu durante diligência na casa do cantor no bairro do Joá, onde um menor procurado foi encontrado.



