A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMunicípiosOrgulho de ser alagoano: identidade dos municípios é celebrada durante abertura do...

Orgulho de ser alagoano: identidade dos municípios é celebrada durante abertura do maior encontro municipalista do Brasil – AMA


Com entrada gratuita, evento promove a valorização dos municípios alagoanos com cultura, gastronomia, turismo, identidade local e participação social

 

Consolidada como o maior encontro municipalista do Brasil, a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo teve sua abertura nesta quinta-feira (22), com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições parceiras. Promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a feira tem entrada gratuita e segue até domingo (25), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. A programação ocorre paralelamente ao Congresso dos Municípios Alagoanos e à Corrida da AMA – Quem Corre AMA.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reafirmou o papel histórico do evento para a valorização cultural, econômica e da gestão. “Alagoas não é só Maceió. O estado tem um potencial riquíssimo, que está nos quatro cantos deste evento, planejado para despertar o orgulho de ser alagoano e mostrar as potencialidades que temos em um ambiente de negócios, descontração e diversão”, destacou.

Com expectativa de público superior a 30 mil pessoas, o evento reúne mais de 80% dos municípios do estado, proporcionando uma viagem do litoral ao sertão sem sair da capital. A estrutura é dividida em setores estratégicos, como as arenas gastronômica e cultural, áreas de convivência e exposição, e 140 estandes que funcionam como vitrines da identidade local e espaços de conexão com o público.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fábio Bittencourt, destacou a importância e a organização do evento. “Este é um evento importantíssimo para difundir a nossa culinária, a nossa cultura e o nosso regionalismo. A feira está excelente. Parabéns aos organizadores e a todos que estão participando deste evento tão bom e bonito”, afirmou.

O evento foi planejado para oferecer uma experiência completa ao visitante, com mostras de artesanato alagoano, produtos tradicionais, degustações, apresentações culturais, oficinas, práticas esportivas e ações de participação social. O deputado federal Paulão ressaltou a importância de reunir os municípios para evidenciar o potencial turístico, histórico e econômico do estado. “Entendo a relevância do municipalismo e fico muito feliz em estar presente neste lançamento”, afirmou.

Marx Beltrão, deputado federal, enfatizou que é por meio da divulgação que os investimentos acontecem: “Essa é uma oportunidade que cada cidade de Alagoas tem para expor o seu melhor, seja na gastronomia, nas belezas naturais ou nos atrativos turísticos. Isso gera oportunidades para muita gente”. O também deputado federal, Luciano Amaral, também atestou a visão de fortalecimento regional. “É muito importante ver que os municípios estão se desenvolvendo. A feira permite que demonstrem sua cultura e produção, fazendo com que o alagoano sinta ainda mais orgulho de seu estado”.

Cibele Moura, deputada estadual, afirmou que o sentimento ao chegar à feira é de orgulho. “Podemos falar das belezas naturais e da nossa rica gastronomia, mas o que mais nos dá orgulho de ser alagoano é o carinho e a força de nossa gente”. Durante a visita aos estandes, enquanto um artesão esculpia em madeira, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho, parabenizou a AMA pelo resgate da feira: “Mostrar um pouco do que cada município tem na sua essência, para que os alagoanos tenham orgulho do estado que que eles vivem é maravilhoso”.

Abertura oficial – Foto Célio Júnior

O primeiro dia da feira foi prestigiado por diversas autoridades, também estiveram presentes o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa;  o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra; o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; o superintendente do Sebrae-AL, Domício Silva; o presidente do Sinduscon, José Nogueira Filho;  Também estiveram presentes o representante da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Femup), Pedro Dantas; o representante do Grupo Equatorial, Carlos Morais; e o diretor administrativo da Fecomércio, José Antônio Vieira, além de prefeitos e secretários estaduais e municipais.

Além da participação dos municípios, a feira envolve parceiros institucionais, órgãos de controle, entidades do Sistema S, instituições financeiras e patrocinadores. O evento é uma realização da AMA, com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), além do apoio do Sistema Fiea (Sesi e Senai), Sebrae, Grupo Equatorial e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.

Congresso

Com a maioria das vagas para palestras esgotada, o Congresso dos Municípios Alagoanos reúne cerca de 5 mil inscritos. A programação conta com painéis e capacitações técnicas conduzidos por profissionais como Leandro Karnal, Gabriela Prioli, Kleiton Ferreira e Bráulio Bessa. O foco recai sobre temas como saúde, educação, cidades inteligentes, gestão de tributos, turismo e direito público. O esporte e a participação social também ganham destaque com a Corrida da AMA – Quem Corre AMA, iniciativa que une saúde e integração comunitária.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS