Há 9 anos, Viviane Peixoto vive o drama de fazer hemodiálise três vezes por semana em Arapiraca. Com transporte garantido pela Prefeitura de Penedo, ela acorda muito cedo para pegar o transporte até o hospital onde faz a hemodiálise por quase quatro horas, retornando para Penedo no final da tarde.
Nesta quinta-feira (03), Viviane e mais 46 pessoas com insuficiência renal que residem em Penedo conheceram o Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes, serviço da Santa Casa de Misericórdia cujo acesso é viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A visita é parte do processo de transferência dos pacientes que ainda dependem do atendimento fora de Penedo, proporcionando aos pacientes e familiares acesso às instalações e contato direto com equipe médica e técnica.
“Está tudo bonito e arrumado nesse centro. Vai ser melhor fazer a hemodiálise aqui porque é perto de casa, não ter que fazer mais a viagem porque é bastante desgastante, assim não terei mais que acordar muito cedo para viajar, isso é bom demais”, afirma Viviane.
A equipe composta por 10 médicos será liderada pelo nefrologista Dr. Agenor Barros, que há 25 anos atua na área, com serviços prestados no Hospital UNIMED, Hospital MedRadius e Hospital Arthur Ramos. Os profissionais atuam com pacientes agudos e crônicos, que é o caso dos atendimentos que serão realizados no Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Penedo.
“A unidade está preparada com todos os equipamentos e medicamentos necessários para atender aos pacientes, incluindo aqueles que tiverem alguma intercorrência. Para a gente atuar, tem que ser desde a prevenção, passando pela hemodiálise até o transplante, e essa linha de cuidado é muito bem articulada pela Secretaria Municipal de Saúde, que faz interface com o plano estadual de doenças renais crônicas, que obedece às regras do Ministério da Saúde”, informa o médico nefrologista Dr. Agenor.
A equipe de técnicos de enfermagem será liderada pelo enfermeiro Breno Gonçalves, especializado em nefrologia, pessoal que recebeu treinamento em Maceió, avanço na assistência feita por meio do SUS que preza pela segurança da assistência integral e gratuita.
“Vale lembrar que os pacientes não são obrigados a fazer o tratamento no Centro de Hemodiálise de Penedo. Se eles quiserem ser atendidos aqui, é preciso formalizar o pedido na nossa Secretaria de Saúde para que a gente faça a solicitação ao hospital onde recebem o tratamento e assim transferir para cá, em nossa cidade, mas isso precisa partir do paciente, dos seus familiares. Por isso eles vieram conhecer a unidade, tirando todas as dúvidas para decidir se querem ou não vir. Estamos dando prioridade aos pacientes penedenses, mas as 80 vagas serão preenchidas com pacientes dos municípios da 6ª Região de Saúde”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Fonte: AMA