A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomePolíticaPesquisa Quaest revela rejeição de eleitores a aliados de Lula e Bolsonaro...

Pesquisa Quaest revela rejeição de eleitores a aliados de Lula e Bolsonaro em oito estados

A 16ª rodada da pesquisa Genial/Quaest revelou um cenário de desgaste político para os principais grupos de influência nacional. Em oito estados que representam 66% do eleitorado brasileiro — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Goiás — os eleitores demonstraram resistência crescente a candidatos alinhados diretamente com o presidente Lula ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto com mais de 10 mil entrevistados, avaliou não apenas a aprovação dos governadores, mas também o perfil político desejado para os próximos líderes estaduais. A maioria dos eleitores indicou preferência por nomes independentes, sinalizando fadiga com a polarização entre lulismo e bolsonarismo.

Destaques da aprovação:

  • Ronaldo Caiado (União Brasil), em Goiás, lidera com 88% de aprovação.
  • Ratinho Júnior (PSD), no Paraná, aparece com 84%.
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, tem 60%.
  • Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia, registra 59%.

Outros governadores, como Romeu Zema (Novo) em Minas e Eduardo Leite (PSD) no Rio Grande do Sul, mantêm aprovação acima de 50%, mas enfrentam crescimento na desaprovação.

A pesquisa também avaliou áreas como segurança pública, educação, infraestrutura e políticas sociais. Goiás e Paraná se destacaram positivamente em todos os quesitos, enquanto estados como Rio de Janeiro e Bahia apresentaram índices elevados de insatisfação, especialmente em segurança.

O estudo ainda incluiu a percepção dos eleitores sobre o impacto do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e a atuação de Lula e Bolsonaro diante da crise comercial. A maioria dos entrevistados demonstrou ceticismo quanto à capacidade dos líderes nacionais de resolver o impasse.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS