A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeBrasilRESPOSTA: Moraes afirma que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro:...

RESPOSTA: Moraes afirma que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro: “Faremos o que é certo”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post que não há qualquer possibilidade de recuo no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, acusados de tentativa de golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.
“Não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer”, afirmou Moraes, que é relator da ação penal contra Bolsonaro. “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido.”


A fala ocorre em meio à pressão internacional após Moraes ser incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky, nos Estados Unidos, por sua atuação em processos envolvendo bolsonaristas. Apesar disso, o ministro reforçou que o julgamento seguirá conforme previsto, sem interferência externa.


Sessões extraordinárias e julgamento presencial


A Primeira Turma do STF, presidida por Cristiano Zanin, agendou sessões extraordinárias para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h, além de uma sessão adicional no dia 12, das 14h às 19h. Também estão previstas sessões ordinárias nos dias 2 e 9, no período da tarde.


O julgamento será presencial e envolverá o núcleo central da denúncia, que inclui Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outros aliados. Eles são acusados de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.


Outros três núcleos da investigação ainda aguardam a fase de alegações finais e não têm data definida para julgamento.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS