A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeBrasilSTF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; penas ainda serão...

STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; penas ainda serão definidas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (11), para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento foi encerrado com o voto do ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, consolidando a responsabilização dos acusados por crimes como organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Além de Bolsonaro, foram condenados:

  • Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin)
  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
  • Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)
  • Mauro Cid (ex-ajudante de ordens e delator)
  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
  • Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil)

O placar foi de 4 votos a 1 para a maioria dos réus, com o ministro Luiz Fux divergindo em pontos específicos. No caso de Mauro Cid e Braga Netto, a condenação por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito foi unânime.

A dosimetria das penas — ou seja, o tempo de prisão e outras sanções — ainda será definida pelos ministros nas próximas etapas do processo.

Se quiser, posso acompanhar a definição das penas, montar uma linha editorial sobre os impactos políticos da decisão ou adaptar essa matéria para redes sociais com chamadas de repercussão nacional. Estou por aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS