A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMunicípiosTransformação Digital no SUS é destaque durante segundo dia do Congresso da...

Transformação Digital no SUS é destaque durante segundo dia do Congresso da AMA – AMA


Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, fala sobre o programa SUS Digital no Eixo Saúde

Texto: Manuelle Gouveia

Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad

Gestores públicos e profissionais da saúde foram incentivados a modernizar a gestão da saúde municipal aliando dados, segurança jurídica e tecnologia durante o segundo dia do Eixo Saúde no Congresso dos Municípios Alagoanos, nesta sexta-feira (23), que ocorre em paralelo a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O grande destaque foi a palestra “SUS Digital na Prática: como a transformação digital pode reduzir custos e ampliar o acesso nos municípios”, ministrada pela secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.

Haddad apresentou o programa SUS Digital, iniciativa do Ministério da Saúde que conta com a adesão de todos os 5.570 municípios brasileiros e visa ao aumento do acesso da população aos serviços de saúde, à redução de filas e à otimização da gestão pública. “Não é qualquer transformação digital, porque, se não for bem planejada, ela pode até gerar mais desigualdade e desequilíbrio. Então, estamos realizando esse apoio aos municípios centrado nas necessidades dos pacientes e nos princípios do SUS”, explicou.

Com o avanço do Prontuário Eletrônico e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o cidadão conquista uma plataforma única que garante cuidado contínuo, seguro, humanizado e independente da região onde esteja, enquanto que o gestor terá informações estratégicas para integrar a telessaúde e a inovação tecnológica no cotidiano da saúde pública, para realizar um atendimento mais eficiente. “Devemos fazer o uso crítico da tecnologia: entender como ela funciona e usá-la a nosso favor e a favor dos princípios do SUS, para melhorar o acesso”, enfatizou.

A programação também envolveu uma palestra sobre a abordagem clínica da retinopatia diabética, com o oftalmologista Bruno Nobre. No campo da governança, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) debateu o Sistema Integrado de Auditoria Pública (SIAP). A ferramenta, que simplifica o envio de dados e melhora o acompanhamento das finanças públicas, foi apresentada pelo diretor de coordenação técnica do TCE-AL, Ercole Silva. Sobre segurança da informação e gestão financeira, o especialista em transformação digital Luiz Reis proferiu a palestra “Da vulnerabilidade à excelência: construindo maturidade digital e segurança da informação no SUS”.

Secretário municipal de Saúde de Feliz Deserto

Secretários e equipes técnicas municipais estão imersos na programação e elogiam as temáticas apresentadas. O secretário municipal de Saúde de Feliz Deserto, José Derival, afirmou estar satisfeito com o evento e destacou que outros cinco servidores de sua pasta participam das atividades. “Os palestrantes são ótimos e os temas abordados são muito atuais, em especial o uso da inteligência artificial e a transformação digital, que é um caminho que deve ser trilhado”, contou.

O dia foi encerrado com os palestrantes Guayra Almeida, Maria Augusta dos Santos e Euson Fireman, que falaram sobre “Como transformar emendas parlamentares da saúde em resultados concretos sem risco de irregularidades” e conduziram a “Oficina prática de emendas: do cadastramento à prestação de contas”. O Eixo Saúde é uma programação estratégica, que ocorre diariamente com palestras técnicas, oficinas práticas e debates voltados à qualificação dos gestores municipais e das equipes de saúde.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.

 



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS