Eixo mostra a importância do Controle Interno para uma gestão transparente.
Texto: Lucas Leite
Com o objetivo de transformar a visão tradicional de fiscalização em uma cultura de cooperação, o Eixo Controle Interno reuniu, nesta quinta-feira (22), as principais autoridades da área na 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, em Maceió.
O encontro reafirma o papel dos órgãos como parceiros estratégicos na prevenção de erros e na qualificação da administração pública municipal.
Com uma programação recheada, ao longo do dia, o eixo reuniu autoridades Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público de Contas (MPC) e da controladoria de Marechal Deodoro.
“Esse é o cerne dos órgãos de controle para desaguarmos na boa governança. Aqui vamos encontrar os caminhos e mostrar ao público a experiência que tivemos”, explicou o presidente do TCE-AL, Fernando Toledo.
Ele falou ainda da alegria em ver a transformação do Tribunal do analógico para o digital.
O Eixo Controle Interno consolida-se como um espaço vital para que municípios e órgãos de controle caminhem juntos, assegurando uma gestão pública mais eficiente e transparente em benefício de toda a sociedade alagoana.
Programação
As palestras tiveram início a partir das 9h com o painel “O Controle Interno e Seus Desafios a Partir da Atuação dos Tribunais de Contas, que teve como palestrantes o conselheiro do TCE-AL, Rodrigo Cavalcante, o procurador do MPC-AL, Gustavo Henrique Albuquerque e a controladora-geral de Marechal Deodoro, Larissa Helena Correia.
Entre 10h30 e 12h o presidente do TCE-AL, Fernando Toledo, falou sobre “Controle Externo e Desenvolvimento Municipal: Desafios, Experiências e Caminhos para a Boa Governança”.
No período da tarde, foi a vez do superintendente da CGU em Alagoas, Nelton Martins Yin Filho falar sobre “Time Brasil, Escala Brasil Transparente, Autodiagnóstico de Transparência e Fala.BR: Propostas da CGU para a gestão municipal”.
Fechando as atividades do Eixo, o secretário do TCU em Alagoas, Diego Padilha palestrou sobre o papel do “Cidadão brasileiro como destinatário da política pública e parceiro do gestor”.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Fonte: AMA



