Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde da última segunda-feira (5), duas fábricas localizadas no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus. As chamas começaram na unidade da Effa Motors e se alastraram até a empresa vizinha, Valfilm da Amazônia. Durante a ocorrência, uma jovem grávida de 21 anos ficou gravemente ferida.
Letícia Gomes do Nascimento, que está no segundo mês de gestação, foi surpreendida pelo incêndio ao retornar do intervalo de almoço. Ela sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus no rosto, tórax, braços e pernas. A jovem foi socorrida por colegas de trabalho e levada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde segue internada em estado grave, porém estável, no Centro de Tratamento de Queimados. Segundo os médicos, ela está consciente e respirando sem auxílio de aparelhos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Amazonas, o chamado para ocorrência foi registrado às 12h10 e a primeira equipe chegou ao local às 12h22. Mais de 90 bombeiros atuaram na operação, utilizando 24 viaturas, além de apoio aéreo e uso de espuma geradora para controlar o fogo, já que o material inflamável no interior da fábrica contribuiu para a rápida propagação das chamas.
Relatos de trabalhadores indicam que o incêndio teria começado após uma faísca provocada por uma atividade de solda atingir materiais inflamáveis. A grande quantidade de veículos, plásticos e tintas no galpão agravou a situação, dificultando o combate ao fogo.
Ainda não há um balanço oficial sobre os prejuízos materiais. A área segue isolada e o trabalho dos bombeiros continua para resfriamento da estrutura e investigação das causas. A Polícia Civil deve abrir um inquérito para apurar se houve negligência ou falha nos protocolos de segurança das empresas envolvidas.
Familiares de Letícia relataram que a jovem correu no momento das chamas e só sobreviveu graças à ajuda de outros funcionários. A Secretaria de Saúde informou que o estado de saúde da paciente requer cuidados intensivos, mas que ela apresenta sinais de estabilidade.



