Milhares de fiéis tomaram as ruas de Maceió nesta quarta-feira (27) para homenagear Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da capital alagoana. A tradicional procissão saiu da Catedral Metropolitana e seguiu até o estacionamento de Jaraguá, onde foi realizada uma missa campal presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis.
A celebração começou cedo, às 6h, com a Missa Festiva na Catedral, seguida por um café da manhã solidário para pessoas em situação de rua. Às 9h, Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife, conduziu a Missa Solene. Outras celebrações ocorreram ao longo do dia, culminando na procissão às 16h.
Neste ano, o tema escolhido foi “Maria, Estrela da Esperança”. Dom Beto explicou que a mudança do local da missa de encerramento — tradicionalmente realizada em frente à Catedral — foi motivada pelo grande número de fiéis. “Jaraguá é simbólico porque no hino da padroeira cantamos que Maria nos leva ao Porto Sagrado, que é Jesus. E o Jaraguá é, justamente, um porto”, afirmou.
Durante a caminhada, o arcebispo pediu que os fiéis mantivessem o espírito de oração e devoção, evitando distrações como celulares e conversas paralelas. “A procissão não é uma caminhada qualquer, é uma peregrinação. Participemos cantando, rezando e louvando a Deus”, reforçou.
A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é celebrada desde a fundação da cidade, que surgiu em torno de uma pequena capela dedicada à santa. O evento reafirma a força da religiosidade popular e o papel da fé na identidade cultural de Maceió.




 
