spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMaceióVigilância Sanitária de Maceió remove seis caçambas de entulho acumulado há 25...

Vigilância Sanitária de Maceió remove seis caçambas de entulho acumulado há 25 anos em residência no bairro Santo Amaro

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), uma operação de limpeza e remoção de resíduos sólidos em uma residência localizada no bairro Santo Amaro, região central da capital. A ação, que teve apoio da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), resultou na retirada de seis caçambas de entulho acumulado por mais de duas décadas.

Segundo informações da Visa, os resíduos estavam acumulados na residência há quase 25 anos, representando riscos sanitários graves tanto para a moradora quanto para a vizinhança. Entre os materiais retirados estavam móveis inutilizados, pedaços de madeira, sucatas e objetos em avançado estado de deterioração.

Ação foi motivada por denúncias da comunidade

O caso chegou ao conhecimento das autoridades após denúncias de moradores da região, preocupados com a situação da residência, que há anos era alvo de reclamações por mau cheiro, proliferação de insetos e presença constante de roedores, baratas e escorpiões.

A moradora chegou a ser notificada previamente pela Visa, com o apoio de familiares, para realizar a limpeza do imóvel por conta própria. No entanto, segundo o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, a proprietária descumpriu o prazo estabelecido, o que levou à intervenção direta dos órgãos públicos.

“Mesmo com o conhecimento e suporte de pessoas da família, a moradora não cumpriu o prazo estabelecido anteriormente para a limpeza do local. Então, com o apoio da Alurb, removemos os resíduos acumulados, que estavam provocando aparecimento generalizado de roedores, escorpiões, baratas e forte odor. Isso representa um risco à saúde da moradora e da população próxima”, explicou Airton Santos.

Riscos à saúde e medidas preventivas

A presença de materiais acumulados por tanto tempo favorece a proliferação de vetores de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya e zika vírus, além de criar um ambiente propício à instalação de animais peçonhentos e pragas urbanas.

Segundo a Visa, ações como esta fazem parte de um cronograma de monitoramento sanitário em áreas residenciais, especialmente aquelas que apresentam riscos iminentes à saúde pública. “Nosso papel é garantir que todos vivam em ambientes salubres. Quando o acúmulo de resíduos compromete a saúde coletiva, a intervenção é necessária e amparada pela legislação sanitária”, completou Airton.

Participação da comunidade é fundamental

As autoridades reforçam a importância da colaboração da população na denúncia de situações semelhantes. Acúmulo de lixo, entulho ou materiais em terrenos e imóveis residenciais pode configurar infração sanitária e deve ser informado à Visa Maceió, que fará a vistoria e notificará os responsáveis.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Vigilância Sanitária, pela Ouvidoria da Prefeitura de Maceió ou diretamente pelo telefone 156.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS