Os prisioneiros palestinos liberados por Israel, neste sábado (8), chegaram a Ramallah, na Cisjordânia, em um ônibus da Cruz Vermelha, e foram recepcionados familiares e moradores da região.
Ao todo foram 183 palestinos libertados, em troca de três israelenses que estava sob a prisão do Hamas. Esta é a quinta troca de reféns por prisioneiros, como parte do acordo da primeira fase do cessar-fogo.
De acordo com o Comitê de Prisioneiros e Presos na Cisjordânia, 111 pessoas que foram libertadas hoje (8) são moradores de Gaza e foram presos no enclave após o ataque de 7 de outubro de 2023, disse o Comitê de Prisioneiros e Presos na Cisjordânia.
A agência de notícias EFE informou que o veículo com os prisioneiros deixou a prisão de Ofer, em Israel, escoltado pelas Forças de Defesa de Israel, em direção ao Museu Mahmoud Darwish, em Ramallah, na Cisjordânia ocupada. Um cordão policial mais rígido do que em outras libertações foi montado neste sábado (8).
Sete dos prisioneiros palestinos liberados serão deportados para o Egito, informou o Comitê de Prisioneiros e Presos da Cisjordânia.
A libertação deles ocorreu somente após o Hamas libertar três reféns israelenses, que foram vistos em estado de saúde comprometido, em uma cerimônia na Faixa de Gaza.